Belichick rebate Kraft e diz que foi ele quem assumiu o risco em 1999
Em resposta a Kraft, ex-técnico dos Patriots relembra bastidores da contratação e diz que mudança exigiu reformular gestão da franquia.

Bill Belichick respondeu publicamente a uma declaração recente de Robert Kraft, proprietário do New England Patriots, sobre a contratação do treinador em 1999. Em entrevista à ESPN, Belichick afirmou que foi ele — e não Kraft — quem assumiu um “grande risco” ao aceitar o comando de uma franquia com poucos recursos e desafios internos. A fala reacende os bastidores do início da dinastia mais vitoriosa da era moderna da NFL.
Belichick rebate: "Fui eu quem assumiu um grande risco"
Em resposta às declarações recentes de Robert Kraft no podcast Dudes on Dudes, Bill Belichick falou à ESPN nesta semana e deixou claro seu ponto de vista: aceitar o comando dos Patriots em 1999 foi, segundo ele, uma decisão arriscada — e tomada com plena consciência dos desafios.
“Como disse ao Robert várias vezes ao longo dos anos: fui eu quem assumiu um grande risco ao aceitar o cargo de head coach em New England”, afirmou Belichick. “Já tinha a chance de ser técnico dos Jets, mas havia instabilidade entre os donos da franquia.”
O treinador contou que foi alertado por ex-funcionários dos Patriots, membros de outras franquias e até pela imprensa sobre os problemas da organização, que na época estava US$ 10 milhões acima do teto salarial.
“Deixei claro desde o início: seria preciso mudar a forma como o time era gerido para voltar a vencer.”
Kraft relembrou pressão da época
A fala que originou a resposta de Belichick veio durante a participação de Kraft no podcast apresentado por Julian Edelman e Rob Gronkowski. Ao ser questionado sobre a melhor decisão de seus 30 anos à frente dos Patriots, o proprietário citou a contratação de Belichick — e o risco que isso representou à época.
“Em 1999, cedi uma escolha de primeira rodada para contratar um técnico que havia vencido pouco mais de 40% dos seus jogos”, disse Kraft. “Fui muito criticado em Boston, mas ele ficou conosco por 24 anos. E acho que deu certo.”
Legado em New England e futuro no Hall da Fama
Durante seus 24 anos à frente dos Patriots, Bill Belichick conquistou seis Super Bowls, venceu a AFC East em 17 temporadas e acumulou um recorde de 266 vitórias e 121 derrotas. Também levou a equipe a 13 finais de conferência — marcas que o colocam entre os maiores técnicos da história da NFL.
Elegível pela primeira vez para o Hall da Fama no próximo ciclo, Belichick inicia agora um novo capítulo na carreira: em 2025, atuará como head coach da Universidade da Carolina do Norte.