49ers perdem George Kittle por lesão e cortam Jake Moody

Lesionado, Kittle desfalca os 49ers por ao menos quatro jogos. Kicker é dispensado após sequência de erros.

George Kittle comemora touchdown contra os Seahawks no Lumen Field. Crédito: Joe Nicholson / Imagn Images
George Kittle comemora touchdown contra os Seahawks no Lumen Field. Crédito: Joe Nicholson / Imagn Images

O San Francisco 49ers confirmou duas mudanças importantes nesta terça-feira (9). O time colocou o tight end George Kittle na injury reserve (IR) devido a uma lesão na coxa e anunciou a dispensa do kicker Jake Moody. As decisões chegam no início de uma sequência intensa de quatro jogos em apenas 23 dias e forçam ajustes imediatos no elenco do técnico Kyle Shanahan.


George Kittle fora por pelo menos quatro jogos

Kittle se machucou ainda no segundo quarto da vitória contra o Seattle Seahawks, no último domingo (7). O jogador deixou o campo mancando, não retornou e foi rapidamente descartado para o restante da partida. Ele terminou com 4 recepções, 25 jardas e 1 touchdown.

A previsão é que Kittle fique fora das partidas contra Saints, Cardinals, Jaguars e Rams. Segundo as regras da NFL, o retorno mais cedo possível seria no dia 12 de outubro, contra o Tampa Bay Buccaneers.


Opções para a posição de tight end

Com a ausência de Kittle, os 49ers contam no momento com os tight ends Luke Farrell e Jake Tonges no elenco principal. Outra possibilidade é o uso do fullback Kyle Juszczyk, que vem participando das reuniões da posição desde o training camp. O time também pode promover Brayden Willis, atualmente no practice squad — o técnico Shanahan afirmou que não hesitaria em subir o jogador se necessário.


Moody é dispensado; Pineiro chega

Além da lesão de Kittle, o time também mexeu no grupo de special teams. O kicker Jake Moody foi dispensado após perder um field goal de 27 jardas e ter outro bloqueado contra os Seahawks. Para seu lugar, os 49ers contrataram o veterano Eddy Pineiro com um contrato de um ano, segundo seus agentes.

Moody foi selecionado na terceira rodada do Draft de 2023 para ser o substituto de Robbie Gould, mas nunca se firmou. Teve um desempenho instável em sua primeira temporada e foi criticado após o Super Bowl LVIII, quando teve um extra point bloqueado em jogo que terminou com derrota para os Chiefs na prorrogação.

Em 2024, ele até começou bem, acertando 13 de 14 chutes antes de sofrer uma entorse no tornozelo. Depois do retorno, porém, converteu apenas 11 de 20 tentativas. Sua média de aproveitamento (70,6%) foi a 35ª entre os kickers da liga.